Obesidade, do Pré-conceito aos porquês!!!

24 junho 2011


Gente, termino, começo o dia com um pos falando estritamente sobre obesidade, para não fugir ao proposto pelo blog!!

Um dos grandes problemas enfrentados pelos obesos nos dias de hoje, além dos já citados com relação às doenças, é a discriminação criada pela visão estética do apelo social "dito" moderno. A moda, a mídia e tudo o mais é, na atualidade voltada ao corpo escultural. Com isso, o gordinho acaba sendo visto como uma pessoa preguiçosa, que não gosta de fazer exercício e está acima do peso porque quer gerando um certo preconceito.
Muitas vezes os problemas começam na escola, nas brincadeiras exigindo agilidade, onde os gordinhos têm naturalmente mais dificuldades.
Não obstante a isso, os apelidos de mau gosto costumam ser as primeiras barreiras a serem enfrentadas. Nesse caso, cabe aos profissionais da Educação contornar isso sendo esse também o papel da escola.
Na educação física por exemplo, cabe aos professores estimular também brincadeiras onde os gordinhos levam vantagem e não apenas colocar a criançada pra jogar bola todo dia, ou ensinar apenas, as modalidades esportivas de sua preferência, estritamente pessoal.
Pelo menos até onde vai o meu conhecimento, o papel da escola não é formar atletas.
Do outro lado da história, está a indústria da obesidade, pronta para faturar com as dietas da moda, lipoaspiração, ginástica passiva, eletroestimulação, eletroforese e muito mais.
Todos esses métodos têm funções bem específicas, porém, o enfoque a eles atribuídos é que em muitos casos chegam ser uma propaganda enganosa.
"Gaste calorias sem fazer força". "Dez minutos eqüivalem a mil abdominais".
Depois que há alguns anos, foi lançado o livro com o título "Só é gordo quem quer", o contexto dessa frase ficou ainda mais enraizada, e hoje basta entrar numa livraria qualquer, para encontrar uma infinidade de títulos direcionados, a fisgar o bolso do gordo.
Com isso, as pessoas com dificuldades naturais de emagrecer, e não conseguindo sucesso,após cada tentativa frustrada, vive um período psíquico muito ruim, acompanhado de uma fuga na comida e, uns quilinhos a mais.
Continuo com este assunto no próximo post.

Beijo grande a todos, boa sexta feira!!!
Comentários
3 Comentários

3 Comentários:

priscila disse...

É verdade e infelizmente quando esses métodos "milagrosos" n dão certo,as pesssoas se frustam ainda +.
Eu acho q falta educação,pois independentemente da forma física tds merecem e devem ser respeitados onde quer q vá.
Bjimmmm

Dricka disse...

Sabe amiga, já faz alguns dias que não consigo tomar o remédio....não to querendo emagrecer dependendo de remédios. Quero mesmo usar a força de vontade.
E aí o blogger funcionou?
Viva São João!
bEIJOS!

MARCELO BACHAREL DIREITO BH disse...

Parabéns a todos pela participação e pelo lançamento do Projeto, infelizmente não pude estar presente em virtude de ter assuimido anteriormente compromisso de estar fazendo atendimento jurídico comunitário na Favela Sumaré em Belo Horizonte junto com colegas do escritório de advocacia.

^
© Gastro Feliz |2014. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Karina Enésio.
imagem-logo