Dia internacional de Combate à Obesidade.

07 julho 2011


                                              

Outubro foi escolhido mês de luta contra a obesidade. 
O dia 11 é o Dia Internacional de Combate à Obesidade e objetiva estimular as pessoas, a optarem por atividades preventivas e saudáveis. 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo por acometer um bilhão de pessoas.
A professora Lenita Wannmacher, em artigo publicado no site da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) ressalta, citando dados do IBGE, que 35% da população adulta brasileira tem peso acima do desejável. O índice entre as mulheres é de 13%; em homens e crianças, 7%.

“Obesidade não é apenas um problema estético, mas importante fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes melito e outras condições”, registra Wannamacher. 

Ela diz também que sua prevalência tem aumentado no mundo, com significativo comprometimento de crianças e adolescentes. Além disso, o controle da obesidade não modifica taxas de mortalidade, mas previne e controla algumas doenças crônicas

Gente lendo este texto, a seguinte pergunta me veio à cabeça...
O que posso eu, fazer por mim e pela minha família, para  tentar reverter este quadro antes de outubro?
É claro que não existe uma forma milagrosa para combater essa ou outra doença, nem um passe de mágicas, que faça um obeso dormir e amanhecer curado no dia seguinte, mas tenho pra mim, que não preciso esperar até o dia 11 de outubro pra fazer o meu melhor, pra cuidar melhor da minha saúde e da saúde da minha família.
Então vocês devem pensar, pra ela é fácil falar isso, tem estômago reduzido, come pouco, é moleza!!
Não!! Não é moleza!! 
Meu doutor operou meu estômago, mas da minha cabeça, tenho tratado todos os dias desde então.
Minha luta é diária, pois como já disse aqui várias vezes, não existe ex obeso, mas sim um gastroplastizado que deu certo.
Graças a Deus, estou indo pelo caminho certo, pelo menos faço minha parte pra isso.
Minha luta maior, tem sido para inserir bons hábitos, no dia dia da minha família.
E é pensando nisso, que me proponho a fazer o meu melhor para tentar reverter essa situação.
Mas não quero esperar até o dia 11 de outubro pra começar, se posso começar agora mesmo, porque deveria esperar tanto???
Alguém me acompanha nessa empreitada? 
Postarei à partir de agora, dicas de alimentação saudável, cardápios, substituições, e como meus dois meninos reagirão à proposta.
Farei isso sem dizer a eles, pra não pensarem que estão de dieta. 
Se não emagrecerem, pelo menos passarão a ingerir alimentos mais saudáveis, que eu mesma prepararei com todo carinho.
Quem sabe até o dia 11 de outubro, não possamos comemorar em família, e com algum sucesso, o dia Internacional de combate à obesidade??

Bjos gente, até breve!

Ps... Analice, você perguntou como interagir comigo, mas não me deixou email, pode falar comigo por aqui, Facebook, Orkut. Estou sempre como Lu Fernandes.




Comentários
3 Comentários

3 Comentários:

^
© Gastro Feliz |2014. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Karina Enésio.
imagem-logo