A importância do consumo de água, mesmo no inverno.

18 julho 2011

Saindo um pouco do tema obesidade, que é o foco principal do blog, gostaria de falar  sobre o consumo de água no inverno.
Todos que me conhecem, sabe que odeio o tal do Ctrl C + Ctrl V, sabem que gosto de escrever, e de expressar minhas próprias opiniões, mas  este texto peguei na net, pois achei o conteúdo completo e bem proveitoso, então vamos lá!


"Independente da sensação de sede, líquido é fundamental para o organismo.É necessário focar na necessidade de consumo de água no inverno, período no qual, devido à queda da temperatura, é normal que as pessoas consumam menos água.

Mas isso não quer dizer que o corpo deixe de necessitar de água regularmente. Apesar de não termos tanta sede e transpirarmos menos, beber água continua sendo importante para o bom funcionamento do organismo, bem como para a prevenção de doenças. Especialistas alertam que a diminuição no consumo pode complicar o funcionamento do organismo e até mesmo agravar doenças, sendo um assunto ainda mais crítico para pessoas que já bebem pouca água e passam a ingerir ainda menos líquido nos dias frios.

Cuidados especiais devem ser tomados também com idosos e crianças, que têm maior dificuldade em perceber a necessidade de hidratação e menor propensão a pedir água. Mesmo com a hidratação obtida através de frutas e verduras, há estudos que comprovam que a ingestão de água é vital para o organismo e não um fato ligado apenas à hidratação, uma vez que as reações bioquímicas do corpo acontecem em meio aquoso e a água possui micronutrientes fundamentais, como cálcio e zinco.

O consumo adequado de água – que deve seguir o padrão em torno de dois litros por dia também no inverno – tem especial importância para a preservação da saúde do coração, pulmões, rins e sistema digestivo. Poucas pessoas se dão conta que desidratações leves podem ser responsáveis por desencadear cansaço, dores de cabeça, dificuldade de concentração e mal-estar geral.

Baixa umidade do ar e qualidade da água
Outro fator que reforça a necessidade do consumo de água são as freqüentes incidências de períodos de baixa umidade do ar, que ocorrem principalmente durante o inverno em quase todo o país. O ar seco demais causa ressecamento das vias respiratórias e da pele, sendo comuns em dias muito secos o aumento de tosses secas, o agravamento de estados gripais e alérgicos, incluindo sangramento do nariz.

É interessante notar que para diminuir o ressecamento da pele nessa época do ano, muitas pessoas apelam para o uso de hidratantes – mas esquecem de beber água. Para diminuir o desconforto e problemas causados pela baixa umidade do ar, a ingestão de água continua sendo a melhor alternativa. Além do que, a água se constitui num dos principais alimentos. O ser humano suporta jejuar por dias a fio, mas não consegue ficar sem água por mais de três dias.

Fonte:  www.europa.com.br


Bom gente a finalidade deste post é somente alertar, pois eu mesma tenho grande dificuldade para tomar água nesse tempo frio, mas as consequências tenho sentido na pele, literalmente... Tenho sentido que meu rosto anda ressecado, meus cabelos opacos... E sei que não adianta ficar investindo em produtos caros, se antes não cuidar de hidratar meu corpo, se antes não tratar de tomar água.Este cuidado tão simples faz muita diferença no nosso dia dia e na nossa saúde!!!
Bjssssssss
Comentários
4 Comentários

4 Comentários:

^
© Gastro Feliz |2014. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Karina Enésio.
imagem-logo