27 agosto 2011

Ei gente! Sumi, mas o motivo é aquele que já falei!! Sinto tanta falta de escrever aqui... De vocês, a blogosfera já faz parte da minha vida. Nossa, tem acontecido tantas coisas na minha vida!!Pessoal, profissional, estou mesmo em uma fase de mudanças, e graças a Deus, acho que são positivas, pelo menos estou muito feliz. Meus textos agora terão que ser desta forma, neutros, imparciais, melhor que seja assim! Gente, assisti a mais duas cirurgias, lembram que contei quando assisti a primeira em junho?? Pra quem não leu, está aqui. Desta vez foi bem melhor, pois pude presenciar à duas cirurgias, em dois dias consecutivos, e como foram abertas, (a primeira foi por videolaparoscopia)pude visualizar um pouco mais, pude entender melhor. Incrível gente, quanto mais dúvidas esclareço, mais dúvidas surgem e me sinto cada vez mais envolvida. Outra coisa que percebo, é que depois de assistir aos procedimentos, me sinto muito mais segura pra falar sobre o assunto. Antes,quando me questionavam algo, eu queria responder, mas sentia medo de falar besteira e ao invés de ajudar, acabar confundindo a cabeça de quem vinha até mim em busca de auxílio. Hoje já posso falar com mais propriedade, mesmo que seja pra dizer que não sei, e que preciso me informar. O tema é tão sério, tão polêmico, e as pessoas que sofrem com a obesidade, muitas vezes já estão tão sensíveis, tão machucadas, que é preciso muita cautela até mesmo para falar sobre o assunto. Mas uma coisa me chateia gente,estou tentando ajudar e este é o meu propósito,sei que toda vez que tentamos fazer algo de bom,ajudar a quem necessita,o inimigo se levanta para afrontar, para tentar derrubar, mas sei também que é preciso perseverar. Muitas vezes pensei em desistir,por ver que tenho incomodado a muitas pessoas, mas decidi que não vou me abalar com nada, vou continuar quietinha no meu canto fazendo o que eu acredito ser o certo. Farei isso enquanto não estiver prejudicando ninguém. O Projeto Gastro Feliz, agora não está mais sozinho, temos o apoio da Nuobes (Núcleo Mineiro de Obesidade) que é uma ONG que luta para defender os interesses das pessoas portadoras da obesidade, o nome passou a ser Núcleo Gastro Feliz,por se tratar digamos, que de uma ramificação. Por hoje é isso gente, um excelente domingo a todos!!

Sobre dumping... Texto do livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

21 agosto 2011

A obesidade é uma doença multifatorial, que vem atingindo proporções epidêmicas,tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento. Com este aumento, cresceu também a procura pela realização de cirurgias bariátricas, que se impõem como uma das importantes opções, no tratamento da obesidade mórbida (IMC acima de 40 ou partir de 35, associado a fatores de riscos). A cirurgia não é a primeira opção de tratamento, e somente deve ser indicada, quando há falta de resposta do paciente mediante as terapêuticas convencionais, que incluem: Reeducação alimentar, realização de atividade física, uso de agentes anti-obesidade,(anfetaminas) e terapia comportamental. Nesses casos, a cirurgia representa um risco menor em relação às doenças associadas à obesidade (hipertensão arterial, as dislipidemias, diabetes melllitus, apnéia do sono, entre outras). Após a cirurgia bariátrica,podem surgir diversas complicações clínicas e nutricionais, como a síndrome de dumping. Esta síndrome, também conhecida como síndrome do esvaziamento rápido, acomete cerca de 5% a 50% dos pacientes, dependendo da técnica cirúrgica utilizada. A sintomatologia da síndrome,é caracterizada por hipoglicemia, sudorese, taquicardia, náuseas, plenitude gástrica, cólicas e tonturas. Os sintomas da síndrome, podem interferir no estado nutricional do paciente, já que pode haver redução na ingestão de alimentos, o que por sua vez pode causar desnutrição. A nutrição possui um papel fundamental para prevenir ou minimizar esta e outras complicações pós-cirúrgicas, possibilitando resultados satisfatórios e duradouros durante todo o tratamento da obesidade, favorecendo assim, a manutenção de uma vida saudável. A cirurgia por si só, não é instrumento de cura,não me canso de dizer que ela não faz milagre. Ela possibilita a melhora da situação do paciente, desde que haja comprometimento com o tratamento como um todo, o que inclui exercícios físicos e adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Vale muito a pena ler este post novamente!!!

20 agosto 2011

Gente, me preparando para a cirurgia, aconteceram muitas coisas que poderiam me abalar a ponto de me fazerem desistir, mas eu sabia muito bem o que queria e sempre perseverei. No link abaixo, relato o dia em que um cidadão que se auto entitula doutor,quis fazer com que todas as minhas expectativas se frustrassem, mas eu não desisto de nada do que quero e acredito de verdade, que só não consegue quem desiste!!! Bom final de semana a todos!!! Clique aqui!!!!!

O blog está com o foco corrompido.

18 agosto 2011




Poisé galera, devem ter percebido que não tenho vindo aqui com tanta frequência... As vezes quero escrever, mas tenho preferido evitar.. Só tenho vindo para postar sobre obesidade, que passou a ser meu principal objetivo aqui..
Motivo... Gente sem noção!!!!!!!!!
Olha, comecei o blog em 2007, com o intuito de trocar e compartilhar idéias e experiências com outras pessoas que também lutavam contra a obesidade.
Deu muito certo por um tempo, depois deixou de dar, mas o fato é que conheci inúmeras pessoas que passei a admirar e gostar, muitas delas estão comigo aqui na blogosfera até hoje, amigos virtuais, que muitas vezes chego a sentir saudades,mesmo que nunca os tenha visto pessoalmente, sei que estão do outro lado do meu monitor e que quando preciso falar, desabafar, posso vir  que encontro um auxílio...
Eu postava muito de mim aqui, muito mesmo, passei a receber comentários maldosos e então moderei os comentários. 
Com o tempo percebi que pessoas da minha vida real, sabiam da existência do blog e fui aos poucos excluindo arquivos mais antigos, pois se eu quisesse compartilhar certas coisas com as pessoas ao meu redor, não teria feito um blog.
Pensei que tudo estivesse resolvido, mas de uns tempos pra cá... De alguns meses pra cá pra ser mais exata, talvez por causa da cirurgia, o blog está mais conhecido e muitas pessoas tem me abordado por email.
Não acho ruim, de maneira alguma, desde que essa abordagem tenha fundamento lógico!! 
Conheci algumas meninas dessa forma, me procuraram por email e hoje nos encontramos, saímos, conversamos... Normal pra mim!!Passei a ter um carinho todo especial por elas!!
Mas tem umas pessoas que sinceramente não tem noção!!!!!!! 
Gente... Estão lotando minha caixa escrevendo absurdos!!!!!! Fazem perguntas indiscretas, comentários desaforados, e em alguns, até a minha moral foi questionada.
Não vou expor os emails e nomes, pois não acho que vocês que vem aqui e se dão ao trabalho de ler o que escrevo,tenham obrigação de lerem porcarias, mas o fato é que isso tem torrado a minha paciência.
Por este motivo vou me conter mais, publicar menos e vamos ver até onde isso vai!! Não vou tirar o blog do ar. Jamais!!!!!!!!!!!! Não por causa de gente pequena!!!!!
Mas que estou incomodando a algumas pessoas... Ahhhhhhh estou!!!!!!!!!


O que dizer a estas pessoas? Nada!!!!!!!!!!
Não tenho nada a dizer a gente assim!!!!!!!! A única atitude que tomei foi a de bloquear os remetentes,gosto
muito de ler, mas gosto de textos que me acrescentem algo, senão for assim, não serve!!!
Já a vocês, que me seguem e que estão interessados no que escrevo e não em me criticarem, digo que já temos as datas dos encontros do Projeto Gastro Feliz para os meses seguintes, como podem ver na foto.
Quem quiser participar, com certeza será muito bem vindo!!


Bjs e até a próxima!!!!!

8 Meses - Atingi a minha meta!!!!!!!!!!!

15 agosto 2011

Gente estou extremamente feliz, exatos 8 meses de cirurgia e meta mais que alcançada.
Nem acreditei quando subi naquela balança e vi os 49 quilos cravadinhos lá, troquei de lugar, de cômodo, mas estava lá e não mudou.
Foram 43,700 embora pra china com passagem só de ida!!!
Bom gente, só posso dizer que perseverar valeu muito à pena. Corri atrás do que acreditei, me empenhei para colocar em prática e agora estou colhendo os frutos. Não pensem que a caminhada termina aqui!!!!!! Pra mim ela está começando agora!!
É agora que tenho que viver dia após dia o que aprendi ao longo destes 8 meses. Como sempre falei aqui, eu quero e vou fazer valer a pena, não operei pra tentar nada, operei pra conseguir!!
Pra conseguir mudar de vida, pra conseguir ter saúde, não só física, mas também emocional, pois as duas andam juntas.
Aprendi muito nestes 8 meses, cresci, amadureci... Muita coisa mudou...
Sou a mesma pessoa, porém agora em versão melhorada, e não estou falando do que me é externo.
Hoje sou real, meu sorriso é real!! Me sinto bem, me sinto livre, me sinto dona de mim...
Aprendi que cada pessoa é aquilo em que acredita ser, que cada pessoa tem o seu valor...Mais importante, aprendi que se eu não acreditar em mim mesma, no meu potencial, nas coisas de que sou capaz, ninguém mais vai!!!!!!!!!
Nestes meses, conheci muitas pessoas e algumas delas posso dizer que se tornaram especiais, até isso a gastro me trouxe.
Como muitos aqui sabem, sou meio sozinha, tenho poucos amigos, e minha família são marido, João e Jully, mas depois da gastro, falo com mais gente, meu telefone toca mais e até tenho recebido umas visitinhas!!rsrs
Muita coisa melhorou!!!
Não posso reclamar de nada, continuo tendo problemas, alguns que pensei que fossem melhorar com a cirurgia, até se agravaram, mas minha postura em relação a eles é outra, hoje me sinto pronta para enfrentar o que for preciso.
Meu doutor continua me acompanhando,sempre com a mesma dedicação, o admiro mais a cada dia, acho que sou a paciente que mais frequenta aquele consultório, com 8 meses as pessoas vão pouco, mas eu ainda tenho ido bastante por causa da hipoglicemia.
As vezes me preocupo muito com isso, outras nem tanto, mas estou me cuidando, recebendo cuidados e se Deus quiser, logo isso passa!
Quero muito que todos alcancem seus objetivos, assim como estou alcançando os meus, e que ao se decidirem pela cirurgia, se preparem psicologicamente pra isso, para que possam passar por todas as fases com a cabecinha boa... Acho que é por isso que estou tão bem, me preparei muito emocionalmente e isso fez toda a diferença!!


Excelente semana a todos, aqui em Bh, começamos com um feriado em plena segunda feira, isso é muito bom!!!!!!!

Feliz dia dos pais!!

14 agosto 2011

Amados, vim aqui desejar um dia muito feliz a todos os papais!!!
Isso inclui é claro, meu marido e meu pai!!!
Tenho muitas coisas pra contar a vocês, mas realmente esta semana, por mais incrível que pareça, escrever não foi o meu forte, até o livro ficou abandonado, não acresci sequer um parágrafo à ele!!! Tenho novidades sobre o pesinho, mas só vou contar amanhã, que é quando completo os 8 meses de cirurgia.Sobre hoje o que posso dizer??? Já fazem umas 2 horas que estou tentando sair da cama pra ir à feira mas não consigo... Tá muito gostoso aqui,mas tenho que ir, pra pegar umas coisinhas que encomendei semana passada, como já paguei é bom que eu vá né!! E correndo, pq marido está esperando por um almocinho especial e acho que preciso ir pra cozinha!!!!rsrs
Bom gente, como vêem, as palavras não querem mesmo fluir, então vou lá,resolver a vida e amanhã venho com fotos e novidades!!!! bjssssss


Só depende de nós!!!

05 agosto 2011


Ei gente!! Deixa contar o que me aconteceu, já ia me esquecendo.
Marido ontem a noite me trouxe uma caixa de chocolate Talento,eu andava meio chateada e ele quis me agradar....
Mas gente, isso foi o que aconteceu a vida inteira, me entupi de chocolate e acabei como sabem.Quando operei o estômago, operei também a cabeça psicologicamente  .
Resolvi mudar de vida, escolhi ter atitude, e é essa a verdade que tenho vivido desde então!
Hoje em dia, se quer me agradar, me dá uma gominha de cabelo, um beijo, mas chocolate??? Nem gosto mais de doce, só como quando dona hipo cai, mas é só, fiz bombons ontem e só comi meio pra experimentar...
Ele levou a linda caixa no escritório, enquanto eu me preparava pra fazer um trabalho que deveria entregar hoje.
Então eu disse.. Você sabe que eu não ligo pra chocolate, mas obrigada assim mesmo, guarda pra mim, que depois eu como, agora já jantei, estou satisfeita...Falei assim mesmo, pra não ser ingrata... Então ele insistiu e abriu um, pra comer na minha frente,meu coração nem deu idéia, não senti nada, ele tentou me dar na boca, aí vi que estava de sacanagem e lembrei dos boicotes às minhas dietas anteriores.. Então apelei e falei... Já disse que não quero agora, guarda que amanhã eu como!
Ele saiu e me deixou lá, mas deixou a caixa em cima da CPU aberta, ele tinha certeza que eu queria, mas juro que não queria mesmo, vontade nenhuma!!
Então me levantei, peguei a caixa, fui atrás dele e falei... Você esqueceu o chocolate lá, vou guardar pra você!!
E voltei!!!
Hoje pela manhã, encontrei a caixa como podem ver na foto, só havia 1 chocolate lá dentro!!! João já estava dormindo, então ele devorou tudo sozinho!!!!!!!!! A minha parte eu faço, preparo alimentos saudáveis, sem gordura, vario o cardápio,mas não tem como impedir um adulto de fazer o que quer!!
Porque estou dizendo isso a vocês????
Porque a pouquíssimo tempo atrás, eu teria devorado os chocolates até sem vontade, por ansiedade, depressão, porque estava ali à minha disposição, qualquer coisa seria motivo, mas hoje me amo, me respeito e acredito de verdade, que se eu não me valorizar primeiro, ninguém mais vai fazer isso.
Boicotes acontecem a todo momento, vem do marido, dos filhos, dos vizinhos, todo mundo oferece aquele pedaço de bolo, aquele salgadinho,insistem e acabamos não resistindo, depois choramos no travesseiro como se isso resolvesse.
Eles não fazem por mal, pelo menos não sempre, mas cabe a nós, sabermos resistir e dizer não...
A força de vontade está dentro de nós e ninguém poderá usá-la,se não nós mesmos.
Mais uma vez, ressalto que não estou dizendo isso só por ser gastroplastizada, se eu tivesse tomado consciência antes, talvez estaria magra sem ter passado pela cirurgia. Mas em tudo Deus tem um propósito e o agradeço por isso todos os dias!!
Fica minha dica para o final de semana! Bjos em todos!!

Ps... Visitem a página do "Projeto Gastro Feliz" no Facebook, participem das discussões, deixem suas dúvidas e compartilhem suas experiências, é mais uma forma de ajudarmos a quem ainda irá passar pela cirurgia,ou mesmo a quem não tem a intenção de operar, mas deseja saber um pouco mais sobre a obesidade e os males que ela pode causar.
http://www.facebook.com/groups/projetogastrofeliz

Mais uma semana chegando ao fim... Essa voou!!!!

04 agosto 2011



Nossa gente, não postei ontem, hoje quase não postaria também, mas não gosto de deixar o bloguinho às moscas.
Ocorre que com o retorno à faculdade, a correria tem sido geral, final de curso é bem complicado, mas graças a Deus está terminando mais essa luta.
Estou também com outras coisas pra resolver, que acabam tomando muito do meu tempo e cansando demais a mente.
O livro já está na reta final acreditam? Quero muito publicá-lo este ano ainda, mesmo que seja no último dia do ano,não sei se vou conseguir, ainda não estou por dentro da parte burocrática , mas semana que vem já começarei a ver esta questão.
Gente, aquela sensação de bem estar, de serenidade... Continuo assim e tenho atribuído à cirurgia.
Hoje fui à clínica e estar lá sempre me faz muito bem, talvez seja porque foi lá onde tudo começou, conheço pessoas, muitas vezes pessoas me reconhecem e me chamam pelo nome, acho isso engraçado demais, muita gente me conhece do blog, do face, do orkut, mas nunca falam comigo e de repente, ao me verem na clínica me abordam, dizem de onde me conhecem, é estranho mas gosto disso.
Estou a cada dia mais interessada em tudo que diz respeito a gastroplastia, técnicas, problemas que podem ocorrer no pós operatório, benefícios alcançados pelos pacientes com outras doenças associadas à obesidade...
As vezes chego a desejar ter mais tempo para ler, pesquisar, minha cabeça fervilha de perguntas.
Estou com muitas pendências, muitos assuntos inacabados,mas vou colocar a vida em ordem!!!
As visitas aos cantinhos de vocês estão muito atrasadas, mas este final de semana marido vai sair como João e ficarei em casa sozinha, então vou colocar todas em dia, obrigada pelo carinho de sempre viu!!!
Outra coisa que está pendente é a organização do blog, as dicas, receitas, fotos, vou ter que ir atualizando aos poucos, não tem outro jeito.
Antes de finalizar, só queria dizer às meninas que interagem por email, que gostaria de ter a participação de vocês aqui também, pois suas dúvidas podem ser as mesmas de outras pessoas , vocês compartilham tantas coisas legais comigo, que tal compartilharem por aqui, e desta forma ajudarmos a mais pessoas?? Se quiserem é claro, caso não, podem continuar mandando emails que responderei da mesma forma, sempre que possível!
Essa foto é do meu jantar de hoje, só que belisquei um crepe lá na porta da faculdade e não consegui comer tudo, estômago comportado!!!rsrsrs
Vida que sempre sonhei!!!
Bjs gente, me aguardem que chego por aí!!!

O tempo passa... Ainda bem!!!

02 agosto 2011


"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção."
Rubem Alves - Uma das minhas maiores paixões na vida!!

Bom dia gente linda!!! Hoje acordei meio nostálgica,pulei da cama e fui caminhar!! 
Já não caminhava fazia um tempinho, mas meu corpo anda sentindo umas necessidades bem particulares ultimamente, então coloquei o bom e velho tênis, calça de malha, camiseta e lá me fui...
Andei por uma hora na via 240, que fica aqui pertinho de casa.
Que delícia!!!!!!!!!
Já estava me esquecendo o quanto é prazeroso andar de manhã, somente eu, em comunhão com meu Deus, ouvindo tudo o que "Ele" tem a me dizer...
Cheguei disposta, feliz, mais leve... Confesso que não vi ninguém por lá,embora a pista estivesse cheia...
Foi um momento meu.... Pra mim...
Não gente!!!!!!!! Não estou deprimida !!!!!!!!! Pelo contrário, estou feliz!!! Satisfeita com minhas conquistas, cheia de planos, em paz comigo...
Ando querendo e precisando refletir sobre minha vida em vários aspectos, para meu próprio crescimento.
Ando aprendendo muito com meus erros, me sentindo mais madura, me sentindo pronta para enfrentar o que quer que seja.
Acho que isso é muito bom, pelo menos me sinto muito bem!!
Como o tempo passa rápido.. Nesta mesma data, no ano passado, eu estava tão triste, tão derrotada, nada me faria imaginar que em 1 ano minha vida mudaria tanto.
Poisé, mudou muito, mudou em praticamente todas as áreas, e hoje posso dizer que me sinto muito feliz comigo.
Feliz, pois tenho percebido que estou me tornando uma pessoa melhor a cada dia.
Bjos gente, uma excelente terça feira a todos!!!

Semana novinha, mês novinho, vamos fazer a diferença???

01 agosto 2011

Ei gente, ainda não fiz um post descente desde que cheguei de férias né??? Mas é que como fui pra roça e nada me apetece por lá, fiz mesmo foi o que me propus, descansei corpo e mente, e como estava precisando.. Estava sentindo que poderia explodir a qualquer momento, andava nervosa, com vontade de por fogo no mundo... Mas agora passou, nem muitas fotos fiz por lá, ô lugar gelado!!!!
Fiquei 90% do meu tempo embaixo do cobertor, até que isso foi bom,a glicose não fez muita gracinha , mas me policiei em dobro com a alimentação pq naquele lugar se adoecer morre, ai que horror!!!
Adiantei o retorno e cheguei na quinta, chega de mato!!!!kkkk
Marido que ama roça, disse que não me entende, que pela primeira vez ficamos em um lugar bacaninha lá e que nem assim fiquei satisfeita..rsrsr
Pra falar a verdade, quando eu estava dentro do chalé, com a porta fechada, até me esquecia de que estava ilhada no meio do mato, era aconchegante, confortável, mas aí, se abria a porta ou a janela, não enxergava nada além de mato, árvore, galinhas, uma piscina que dava medo até de olhar, por causa do frio....
Mas tá bom!! Descansei!!
Hoje as aulas recomeçam,a rotina agitada também!! Reclamo da vida, mas é disso que gosto!!!De pensar que agora falta tão pouquinho pra realizar meu sonho!!!!!!! Como Deus é maravilhoso comigo!!!
Amanhã tenho consulta, queria tanto chegar lá na clínica e ao subir naquela balança ver que atingi a meta,mas acho que ainda não será desta vez! Sem problemas, já cheguei até aqui,a meta gora é só uma questão de tempo..





Bjos gente, temos uma semana novinha,um mês novinho.... Tudo conspirando a nosso favor, cabe a nós fazermos a diferença!!!
^
© Gastro Feliz |2014. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Karina Enésio.
imagem-logo