Obesidade X Ansiedade

25 fevereiro 2012

Bom dia galera!!!
O post de hoje deveria ter sido colocado ontem, mas de verdade???
Ontem eu não estava a fim de nada, nem de escrever, que é uma das coisas que mais gosto de fazer na vida...
Motivo??? Abafaaaa!!!!!! Tem dias que não estamos muito bem, só isso!!!rsrsrs
Este tema foi sugerido pela leitora Vivi Ramos, que anda sofrendo com a ansiedade, ao mesmo tempo que luta para vencer a obesidade.
Na verdade, a Vivi sugeriu o tema, mas este é um problema vivido por muitas pessoas, inclusive por mim.
Sempre fui ansiosa, acho que na barriga da minha mãe eu já devia estar ansiosa por nascer logo, e isso me acompanhou vida afora!!!
Vivi, minha linda, o que posso te dizer, é que esta ansiedade até um certo ponto é normal, porém, como tudo na vida, se passar dos limites poderá te trazer sérios problemas, então será estritamente necessário que você canalize este sentimento, mantendo o foco em outras coisas.
Me esqueci de dizer gente, mas a Vivi também é gastroplastizada, e sendo assim fica mais fácil para mim, abordar o tema, pois posso de fato me basear na minha experiência.
Antes da cirurgia, no auge da obesidade, acredito eu, que um dos maiores males que enfrentamos é exatamente a ansiedade, pois ela nos leva a comer compulsivamente, sem vontade, sem sentir sequer o sabor dos alimentos, só para suprir o vazio e a angústia, o que é claro, não acontece.
Acontece sim, que vamos com isso, ganhando cada vez mais peso e complicando cada vez mais nosso quadro de obesidade, além da nossa saúde.
Desejamos de verdade que a situação se resolva, não queremos esperar, mas a frustração que sofremos pelo fato das coisas não acontecerem como imaginamos é muito grande.
A pessoa ansiosa, é ansiosa por tudo, e sofre antecipadamente.
Nunca diga a uma pessoa ansiosa que precisa conversar com ela depois!!!!!! Pois ela não dormirá até que este depois chegue!! Assim sou eu.
Ansiedade não é um problema enfrentado só por pessoas obesas, mas estas, para piorar a situação, descontam na comida e então vira uma tragédia!!
Feita a cirurgia bariátrica, muitas pessoas pensam que se livrarão do problema, mas para isso é necessário um acompanhamento psicológico,e um bom preparo emocional, pois não é fácil de um dia para outro, mudar completamente os hábitos, isso requer prática diária, acontece devagar, mas como o ansioso quer tudo pra ontem, pode estar começando aí, um novo problema.
A compulsão por comida, depois da cirurgia, não pode mais existir, digo por mim mesma, por mais que se queira comer a caixa de chocolates, o saco inteiro de pipoca, não há espaço suficiente no estômago e o  corpo irá te travar.
Vendo-se nesta situação, muitas pessoas passam a focar em outras compulsões, outros vícios e acabam trocando gato por lebre, pois sinceramente, pra deixar de ser obesa e virar bebum por exemplo, não vi  lucro algum na cirurgia!!
A questão da auto imagem também tem muito a ver com a ansiedade, pois todos nós depois de sofrermos tanto com a obesidade, por tanto tempo, queremos resultados rápidos.
Queremos que as roupas caibam logo, que fiquem bonitas, queremos nos sentir desejadas... Mas ao nos olharmos no espelho, não conseguimos nos envergar magras!!
A impressão que tenho, é de que nunca estamos satisfeitas e sempre estamos em busca dos defeitos e não das qualidade, mas isso é somente uma forma de nos defendermos de um mundo que sempre nos atacou por causa da obesidade.
Esta doença, deixa marcas muito maiores do que a cicatriz deixada pela cirurgia, pois as feridas são no nosso íntimo, e muito profundas...
Tenho pra mim, que todos nós sabemos a hora de procurar ajuda, que todos nós sabemos quando chegamos ao nosso limite e que não podemos mais sozinhos. Assim como a obesidade, a ansiedade também é uma doença, e também pode ser tratada, mas é preciso que reconheçamos os sinais do nosso corpo, e que não nos deixemos ser dominadas por ela.
A cirurgia bariátrica veio para nos proporcionar um segunda chance, um novo caminho e não devemos deixar que nada venha a nos atrapalhar, nem boicotar nossos resultados.
Bem Vivi, espero que o texto te ajude um pouquinho a se entender melhor e saiba que você não é a única ansiosa por aqui viu!!! Mas precisamos fazer a nossa parte!! Fique tranquila, você está indo muito bem, seus resultados estão excelentes, mas tudo a seu tempo!! Em breve você terá atingido a tão esperada meta e será só alegria. Não deixe que a ansiedade a faça desviar o olhar do alvo!! Aposte em você!!! Sempre!!!
E se achar que não consegue sozinha, não exite em buscar apoio profissional!!!
Bjos pessoal e bom final de semana a todos!!
Top comentarista deste mês está chegando ao fim, vamos ver quem ganhará a linda camiseta do projeto!!!

Comentários
16 Comentários

16 Comentários:

^
© Gastro Feliz |2014. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Karina Enésio.
imagem-logo