O texto é gigante, mas o papo é sério!!!

09 abril 2012




Olá pessoal! Hoje venho falar de um problema sério e gostaria de contar com a opinião de vocês!!
Mesmo quem não é obeso, não passou nem passará pela redução de estômago, pode e deve participar, pois afinal, o tema é plano de saúde, e desconheço um usuário, que nunca tenha em algum momento, tido problema com o seu.
Parece brincadeira o que vem acontecendo quando o assunto é cirurgia bariátrica...Só que não é!!!
Como todos aqui sabem, operei pelo convênio, todas as despesas da minha cirurgia foram pagas por ele e hoje me sinto satisfeita e saudável.
Parece simples, porém não é!! Minha cirurgia foi aberta, ou seja, tenho bem no meio da barriga, uma cicatriz de mais ou menos uns dez centímetros.
Seria ridículo dizer que ela não me incomoda. É claro que entre a cicatriz e a gordura, obviamente, sem pensar, fico com a cicatriz, mas não coloco um biquíni, por exemplo, para não me expor aos olhares curiosos.
Acontece  gente, que para que eu tivesse hoje essa cicatriz, foi necessário antes, que minha barriga fosse aberta, e que todo o procedimento para reduzir meu estômago, fosse feito através desta abertura.
Isto não é algo simples, eu assisti ao mesmo procedimento em outros pacientes e digo que passa longe de ser uma situação corriqueira.
Uma pessoa deitada, desacordada em uma mesa de cirurgia, com o corpo literalmente aberto, e outras pessoas revirando seus órgãos!! Desculpem-me os despreparados, mas a grosso modo é isso mesmo que acontece!
O fato é que não precisa mais ser assim!! Já comentei aqui outras vezes, que existe outra forma, ou outro método, se preferirem, de se realizar esta cirurgia. É a chamada videolaparoscopia, que nada mais é, do que a mesma cirurgia, porém, sem que seja necessário abrir o abdômen, expondo assim o paciente, às bactérias  que sabemos  que existem em  um centro cirúrgico!!
Como disse, tive a oportunidade de presenciar a realização dos dois procedimentos, e sei bem do que estou falando.
Na cirurgia aberta, no mínimo três pessoas, tem contato direto com os órgãos do paciente, são eles, o cirurgião, o assistente e o instrumentador.
Sendo que os dois primeiros estão a todo o momento, com as mãos dentro do corpo do paciente, e o último, em contato com elas.
Além destes profissionais, temos ainda ali, anestesistas, enfermeiros, e várias outras pessoas que  são  necessárias, para garantirem o sucesso do procedimento, mas que nem por isso deixam de ser uma ameaça, já que aquela grande abertura, deixa o paciente vulnerável e sujeito a todo tipo de infecção.
Na cirurgia fechada,  os mesmos profissionais se fazem necessários, porém, não existe o corte, (o grande corte) e com isso a vulnerabilidade é muito menor, os riscos à saúde do paciente são muito menores, pois nenhuma mão entra em seu corpo, podendo servir como ponte para as bactérias.
Os equipamentos e câmeras são introduzidos por pequenos cortes, e através de um aparelho de televisão, os profissionais se guiam para realizarem seu trabalho.
Pelo fato do procedimento ser muito menos invasivo, a recuperação é muito mais rápida, tranquila, e os riscos de complicações são bem menores.
No mesmo dia, o paciente já pode se levantar, não é necessário o uso de sonda, e pelo fato dos furinhos serem  bem pequenos, no futuro, se o paciente precisar de cirurgia plástica corretiva, o corte desta, também é menor!! Logo, os riscos são reduzidos também a longo prazo!!
Então surge a pergunta... Se a videolaparoscopia é assim tão mais indicada Lu, por qual motivo o convênio não autoriza o procedimento???
Estão descumprindo esta, que desde janeiro, é uma obrigatoriedade, por causa dos custos, obviamente!!!
Se quiserem saber tudo sobre a normativa que atualiza o Rol de procedimentos cobertos, clique aqui!!!
Sei que alguns pacientes estão há mais de 3 meses aguardando para operarem, pois se é um direito, e é menos arriscado, é claro que querem que seja cumprido.
Acontece que isso não vem acontecendo, e a saúde destas pessoas fica cada vez mais debilitada, pois enquanto esperam, engordam ainda mais e os problemas de saúde, associados à obesidade tornam-se cada vez mais graves.
Alguns deles, de tanto esperarem, acabam desistindo e aceitando passar pela cirurgia aberta mesmo, para se livrar da obesidade o mais rápido possível e com ela, das comorbidades... Na época em que operei, foi o que fiz, mas naquela época, não existia uma lei que obrigasse o convênio a cobrir a cirurgia por vídeo, agora existe!!
Pasmem!!!! Uma das maiores prestadoras de planos de saúde de Belo Horizonte, quer pagar aos seus credenciados qualificados, a absurda quantia de 500 reais por cada cirurgia videolaparoscópica realizada!!
Aqui, pouquíssimos são estes profissionais, ou seja, o médico passa anos e anos, estudando, se especializando para obter esta qualificação, coloca a vida de pessoas em risco para poder salvá-la, (ou vocês acham que ninguém corre riscos ao passar por uma cirurgia de qualquer que seja o porte?) e recebe por isso 500 reais!!!! Sinceramente, é vergonhoso!!!
Soube também que as poucas cirurgias por vídeo, que a prestadora já realizou desde que se tornou obrigatória, foram com médicos e hospitais, determinados por ela, não deu ao paciente, a oportunidade de operar com o profissional de sua confiança, no hospital de sua escolha...
Quem garante que estes profissionais são qualificados, e que não estão sendo treinados???
Fica a dúvida né???
Mais do que vergonhoso, o que estão fazendo é algo inaceitável, pois não estão somente descumprindo uma lei, estão colocando em risco, vidas de pessoas que pagam pelos seus serviços, na esperança de serem atendidas da melhor forma, quando vem a precisar...
Galera, sinceramente quero ajudar de alguma forma, mas não sei bem como, já que estamos falando de gente grande!! Esta prestadora, pelo menos aqui em BH é líder, 70% da população que tem plano de saúde, seja individual ou empresarial, é cliente da dita cuja, e ainda assim, ela ousa não cumprir a determinação da ANS (Agência Nacional de saúde).
Gostaria de pedir que me ajudassem a divulgar este post, pelo menos para que isso chegue ao conhecimento do maior número possível de pessoas. Algo precisa ser feito, antes que pessoas morram aguardando que seus direitos sejam cumpridos, ou se arriscando por falta de opção, nas mãos de médicos não capacitados...
Beijo grande em todos e excelente semana!!!

Ps.... Alguém sabe como faço para instalar o "leia mais"???

Comentários
16 Comentários

16 Comentários:

Carla disse...

Bom dia Lu, não sei qual exatamente é esse convenio que vc citou, mais eu até desconfio. Amiga com certeza é um absurdo o que eles pagam aos cirurgiões. Mais como tudo nessse Brasil eles gostam de complicar, eles querem que as pessoas percam bastante tempo correndo atras de seus direitos, a ponto delas cansarem e desistirem ou até optarem pela ciru aberta. Mais com certeza alguém tem que fazer algo sim e urgente. Beijos querida ótima semana pra vc.

Juliane disse...

Oi Lú! Bom, nem sei por onde começar. É infinitamente maior o benefício da cirurgia por vídeo, já que como vc mesma coloca a exposição é menor. O paciente tem uma acelerada recuperação... Enfim, em janeiro foi dada a obrigatoriedade dos convenios ao uso da cirurgia por video, porem esta sendo negado e te digo que isto é uma imbecilidade tamanha, pois se os riscos são menores, menos gastos ao convenio a longo prazo, mas ok. Quanto a capacitação profissional, meu médico por exemplo, já era viodelaparoscopista e cirurgião gástrico, portanto estou bem tranquila. Estou preparada para a negativa do convenio, já até liguei para o meu advogado que me instruiu que assim se tiver uma negativa, ele entra com um mandado de segurança (ação que combate atos abusivos e ilegais), em 24 hrs o juiz dá a antecipação de tutela (cumprimento da cirurgia antes mesmo do julgamento das parte)... enfim, estou confiante. Muito bom seu post.
bj
http://julianenopaisdasborboletas.blogspot.com.br/

Carla disse...

Lu minha querida, sério que se tá fazendo Nutrição? ai nem acredito, falei essa semana pro meu marido que eu queria fazer Nutri, mais ele como sempre reprovou a minha escolha, é incrivel como ele sempre me desanima nos cursos que eu quero, a única coisa que ele apoia é se eu fizer Direito, afff nem em sonho eu quero, eu vejo como é dificil e nem quero isso pra mim, eu quero algo em que eu sinta prazer, e isso no momento é o que esta mechendo muito comigo.
Lu quanto ao chip, pode deixar, nem é pelo preço aqui é 10 reais, baratim demais, o preoblema é que eu esqueço mesmo. Mais pode dixar que vou tomar vergonha na cara e providenciar sim prometo, e quanto aso plano de saúde, o meu é esse mesmo que vc citou e realmente é uma coisa de louco. Como que vc quer eque eu divulgue isso? beijos amore amei receber recadinho seu.

Lu Fernandes disse...

Carlinha, não estou fazendo nutrição ainda, só cursinho,ainda tem o vestibular, vou tentar, se passar, aí sim!!!!!!!Olha c sabe que minha área é outra e que amo o que faço, mas agora começo a querer conhecer mais sobre alimentação e nutrição, para em primeiro lugar, cuidar melhor de mim...Vou te contando!! Nossa, ninguém vai nos aguentar falando de tim pra tim!!!!!!rsrsrs

míriam disse...

é mesmo uma vergonha esses planos de saúde descumprirem a lei e o tanto que isso nos prejudica,é muito desgaste fisico e mental,quando operei o meu plano não deu a resposta até a última hora,ai estava tudo preparado na sala para fazer por video que era a que o dr tinha pedido e eu já na mesa de cirugia quando o convenio ligou e disse que tinha liberado somente a aberta,vcs podem imaginar o transtorno que foi para trocarem tds os instrumentos e eu ali na espera,é mesm um absurdo isso temos que lutar msm pelos nossos direitos pois pagamos por isso,a lei tem que ser cumprida!!!!!!!!

Nanda Reis disse...

Lú.. com certeza temos que tentar fazer algo para que as pessoas possam se beneficiar com a cirurgia por vídeo. Também fiz aberta, por não querer esperar até janeiro, que seria liberado por vídeo. Imagina se eu tivesse esperado chegar janeiro?? Eu estaria mais gorda ainda do que já estava antes.. e talvez com problemas de sáude devido a obesidade..
Então devemos ficar atentos e procurar ajuda de profissionais do direito para que possamos entender mais sobre o assunto e poder cobrar das autoridades responsáveis.
Graças a Deus.. eu não tive problemas com a prestadora que estamos falando... mas sei de muitas pessoas que tiveram em entrar com liminar para conseguir operar!!!
Vamos ajudar a quem precisa!!! bjs

Carla Sallazar disse...

Oi Lú,é realmente inaceitável que um plano de saúde faça dessa forma,é vergonhoso o que pagam tbm aos médicos.eu fiz a aberta,exatos 1 ano e meio depois,liberaram por vídeo,mas estaria frustada por não poder estar junto do meu médico de confiança.eu não tive nenhum problema com a dita prestadora,mas existem relatos de pessoas que mudam de médico pra cumprir exigencias internas.não é justo

Carla disse...

Lu, me passa seu número Tim, eu nao me lembro aonde eu anotei, e nao acho de jeito nenhum. beijossss.

Demaquiladas disse...

Fala conterranea lindona! Nossa muito legal e informativo seu polst .Eu sei muito bem de quem vc ta falando porque conheco ! E acho justo divulgar essa informacao por que muita gente nao tem ciencia das normas incluida no contrato de planos de saude que aderem e muito menos sabem sobre essa intervencao muito mais indicada e que elas TEM direito e o plano faz questao de nao divulgar.
Eu So nao conheco mais a fundo este plano por que minha mae e funcionaria publica do governo e temos ( se e que aquele atendimento pode se chamar de ter um plano de saude ) o IPSEMG nao sei se vc ja teve o desprazer de conhecer o que e, e como funciona so pra ter uma base o sus
( sistema unico de saude) funciona comprovadamente muito melhor- imagina-. Nunca soube de fatos ligado a isso em relacao direta a gastroplastia mas de uma maneira geral os hospitais, digo mais, a falta de mao de obra QUALIFICADA nesta area me assusta. E vou mais alem, CADE OS MEDICOS QUE FORMAM NA UFMG? CADE???
CADE O MEDICO QUE EU PAGUEI (Voce, todo mundo) A FACULDADE DELE PRA ELE ME SERVIR ( servir a sociedade?
a verdade cara conterranea, e que medicina hoje nao e mais pra poder clinicar e sim pra poder satisfazer ego e manter estatus.
Toda essa discursao vai alem, coloca em discursao a capaciedade de medicos pra atuar a medicina, coloca em discursao o porque de nao ter uma regra que obriga estudantes da federal a servir o sus por pelomenos 5 anos, coloca em discursao a idoneidade dos planos quanta a aplicacao desta lei.. Enfim o que nao podemos e ficar quietos. E nao ter o blog apenas como diario e sim como divulgacao de temas como esse. Bjao

Vivi ramos disse...

VERGONHA, FALTA DE RESPEITO! Não cumprem as leis... Mas pra que fazem leis se não vão cumpri-las? Pobre de nós que somos assalariados e que todo mês tira um dinheiro chorado para pagar um planos e não sermos atendidos da forma que precisamos. Lembro que no dia da perícia pra minha cirurgia, fui barrada, me disseram que eu teria q pagar mais 4 meses p ter direito a ABERTA e que a por vídeo era impossível.Bem, não pensei duas vezes e perguntei p o gerente, o pq disso, pois duas colegas já havia feito aberta com menos de um ano de plano e que meu plano era o mesmo do delas. Simplismente me disse O CUSTO É ALTO.Tá o custo é alto, e o que a gente paga tbm não é? Saí da empresa e tive que continuar pagando o individual, o dobro do valor hj, mas infelizmente preciso. Agora, citando um caso que ocorreu no mês de Fevereiro desse ano, com um médico conhecido, uma colega que conheço a anos, esteve no consultório e disse a ele que queria fazer por vídeo, ele disse a ela, que teria q pagar 4.500,00, para que fosse feito no hospital da rede, pois plano não pagava eles, somente o material necessário para a cirurgia. Indignação, revolta, tristeza, foi isso que minha colega disse ter sentido, pois paga o plano a 10 anos e qdo precisou não foi atendida. Vamos mesmo, colocar a boca no trombone e fazer valer nossos direitos e que a lei seja cumprida. bjus meninas!!

Juliane disse...

Lú! Bora divulgar as práticas abusivas da UNIMED, pelo menos aqui no Rio Grande do Sul ela é a potencia. Tenho 2 outros processos contra a UNIMED, por motivos da doença do meu pai e todos foram ganhos em primeira instancia. Adorei a idéia da divulgação, pois muitas pessoas acabam não procurando os seus direitos por acharem que não se pode contra potencias e que jamais se ganha delas. O que é um erro, pois entra também a lei de consumo e prestação de serviço.... Muita coisa que muitos não sabem. Estou contigo! Minha glicemia anda na casa dos 60, 70... Vamos ver depois da gastro, que esta prevista lá por maio. bj

Emanuelle disse...

oiee linda musa inspiradora!!!
como vc ta linda... magrinha!!!! tbm qroooo! heeheh
obrigada pelo carinho de sempre!!!!!
otima semana
bjbj

Tathiana disse...

Asssunto de gente grande mesmo. Ps planos de saúde sã sempre assim... A palavra de ordem é sempre LUCRO.
A minha foi por videolaparosia, ainda bem. Mas vc tem razão, temos que pensar nos casos onde a lei não está sendo cumprida!
Bjs.

Anônimo disse...

Oi Lu,
Esta briga com a Unimed ainda vai render muito pano pra manga.Infelizmente isto está virando corriqueiro, lamentável, a Unimed está querendo é diminuir custos.Pelo que fiquei sabendo, tiveram várias reuniões de negociações plano/cirurgiões e propuseram a eles os honorários de 500,00 por procedimento(SUS paga R$ 1.300,00).Espero que a ANS venha entrar logo neste briga e ou dê uma grande multa ao plano, como está previsto em lei...saber se estas leis e normas vão funcionar es a questão.
Continuamos na luta.
Bjos

Anônimo disse...

Lu, isto é um absurdo mesmo.Estive com Dr. Paulo e ele me explicou tudinho o que está acontecendo e disse que segundo o presidente Dr. Octaviano(bariátricos aki de Bh), até semana que vem a maioria dos hospitais será resolvido isto, fizeram uma contra proposta á Unimed e os cirurgiões estão confiantes- temos que aguardar.
Infelizmente no Brasil as coisas funcional somente na pressão, desrespeitando nossos direitos.Grande beijo.

Anônimo disse...

sem publicar ...apenas um comentário, meu médico falou que tem amigos querendo fazer a ciru a preço de agua...kkkkkk e que na reunião 5 médicos aceitaram o acordo de 500,00 dentre eles o Dr. Helbert/Dr. Marcos Diniz/Dra. Gal e os outros dois não sei quem são...e que o plano AMIL tb está super confusa em Bh, negando pagar um reembolso de honorários justo.Aff fim da picata né...bjosss

^
© Gastro Feliz |2014. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Karina Enésio.
imagem-logo