O poder das palavras...

25 outubro 2012

Está virando rotina a demora em postar né?? Poisé... Existe vida além do blog e a minha anda corrida.
Jamais viria aqui só pra jogar conversa fora, faço questão de textos de qualidade, se não puder fazer assim, prefiro não escrever.
Estava pensando hoje sobre o poder das palavras, principalmente sobre o poder que elas tem na vida de uma pessoa obesa...
Isso não brotou na minha cabeça, tenham certeza, fiz questão de deixar registrado no meu livro, como poderão conferir posteriormente.
A pessoa obesa  na maioria das vezes é insegura, não confia em si, tem a auto estima lá no chão e talvez por tudo isso, seja mais sensível, se magoe mais facilmente.
Palavras machucam, palavras ferem, não é frescura, sei por ter vivido isso na pele.
Digo com propriedade, que muito sofrimento poderia ser evitado se as pessoas pensassem antes de falar.
Criam apelidos, fazem comentários indiscretos e maldosos, criticam...
Vão por mim, todo gordo sabe que está gordo, todos tem espelho em casa, não é necessário que você fique    
fazendo esse tipo de observação.
Não existe a menor necessidade de expor uma pessoa ou de ofender, afinal, a obesidade é uma doença multifatorial e de grande conteúdo emocional, que não tem cura, mas sim tratamento.
Quanto mais "machucada" a pessoa está, mais difícil se torna o sucesso deste tratamento.
Então se você tem esse tipo de atitude, pense, repense e se controle, pois muitas das vezes um comentário desnecessário, pode causar um estrago enorme na vida e alguém!!!
E não esqueçamos jamais de que o silêncio oportuno, é muito mais eloquente do que o discurso...

Agora observem as fotos abaixo....


Que acham delas?

Vocês que me acompanham aqui há mais tempo e estão acostumados com minhas fotos...Engordei??

Se comparar com aquelas que tirei logo quando saí do CTI, é lógico que sim, graças a Deus!!!
Afinal, cheguei a pesar 45,900 e estava com carinha de doente, bem abatida, mas comparando com minhas fotos saudáveis, e levando em consideração que meu peso oscila entre 48 e 50 desde que estabilizei, acho que está normal....
Pois ontem, quando as postei no tal do facebook, recebi um comentário de que ganhei uns quilinhos e que estou mais bonita agora!!! Sinceramente, ignorei o "estar mais bonita" e só enxerguei a parte que falava que engordei...
Isso é uma atitude sem noção gente... Como é que você fala a uma pessoa gastroplastizada, no ápice do seu emagrecimento, em aberto, para que todos vejam, que ela engordou?? Se pelo menos chama em particular, sem a exposição...
Ai ai ai.. Fui obrigada a rir e a postar hoje cedo a foto da balança mostrando 47,300!! Realmente, engordei 300 gramas desde a última foto de pesagem que coloquei aqui!!!!rsrs
Vocês estão entendendo onde quero chegar??
Não é o peso em si que importa, poderia ter pesado e a balança ter me mostrado 50... até 60.. #deusmelivre#, mas é o comentário desnecessário que faz a diferença!!
Ainda bem que sou madura o suficiente pra entender aqui com meus botões, o que leva uma pessoa a fazer algo assim e nem ideia dei, só apaguei o comentário, ignorar é o melhor... (a pessoa também é gastroplastizada).
Sem contar que estou magra, de bem comigo e esse tipo de comentário já não me afeta, mas em um obeso, cheio de problemas e frustrações por causa do excesso de peso, palavras assim podem ter um efeito negativo muito grande.
Não foi por causa o ocorrido no face que fiz esse post, já queria falar sobre isso há mais tempo, mas como aconteceu ontem, achei que pudesse ser um exemplo muito pertinente.
Outra coisa, lembram que disse a vocês que tenho pavor daquilo lá??? É por isso, tempo jogado fora com coisas supérfluas demais, mas continuo precisando usar para divulgar o livro, então.........
O jeito é me sujeitar!!!
Bjos pessoal, tenham uma excelente noite de descanso!!!

Comentários
18 Comentários

18 Comentários:

Anônimo disse...

Entendo perfeitamente o que quis dizer minha amiga
É por isso que tento tanta vontade de me especializar nessa área de imagem corporal e transtornos por parte dela, não temos tantos profissionais na minha área que se preocupam e esclarecem realmente os problemas relacionados a essa questão.

Uma pessoa obesa sabe que é obesa, tem espelho em casa não precisa vir um inconveniente e falar assim, seja 300g ou 30Kg, cada um sabe de si, as pessoas precisam prestar mais atenção em suas atitudes.

Beijos minha amiga, excelente post como sempre!

Carla Renata (A Teimosa) disse...

ai lindeza.. como te entendo!!! Se alguem fala ke eu engordei, mesmo eu tendo consciencia ke não, aff, eu fico doida!
Qdo eu estava gorda o ke mais me perguntavam era: nossa, o ke aconteceu ke vc engordou tanto assim??? ai ke eu ficava pra morrer... mas enfim.. acho que tirar sarro, por apelido faz parte da ignorancia da humanidade e isso nunca vai mudar.. mas enfim.. vamos fazer nossa parte né.. bjooooo e sucesso!!!

Suziane Burguez Proença disse...

Olha Lu, quanto mais leio teus posts e tuas histórias, mais me convenço de que nada nessa vida é por acaso, e que foi algo bem maior que te colocou no meu caminho. É INCRÍVEL como eu estou me "encontrando" em tudo que leio no teu blog. Não é pra puxar saco não, tenho horror a esse tipo de pessoa que nem sabe o que a gente está falando, apenas concorda com tudo, e tudo é lindo e maravilhoso, eu tô falando sério que o teu blog está sendo realmente importante demais pra mim. Tenho me sentido "gente" desde que comecei a ser assídua por aqui...
Quanto às palavras... se as pessoas soubessem que um simples comentários que elas fizeram e muitas vezes esqueceram depois de 5 minutos, poderá ecoar em nossa cabeça por anos... ou até pela vida inteira...
Pra falar a verdade acho que muitas sabem, e tem o prazer de falar pra pisar mesmo, pra descarregar em cima da gente algum recalque que elas tem... sei lá.
Tem muita gente sem noção nesse mundo, mas tem muita gente com muita noção que sabe bem o que está fazendo. Isso pouco importa, porque o resultado para o obeso é o mesmo.
Você está linda e magra, e cada vez mais servindo de inspiração pra mim e pra muita gente, e é essa dor que eu passei a vida toda que estou canalizando para minha cirurgia. Hoje essas palavras ainda me pegam de jeito, mas sei que com muita força e determinação eu chegarei na fase de conseguir ignorar e rir de pessoas ridículas como essas que no fundo são muito infelizes!!!
Bjinhus.

Anônimo disse...

Lu, post perfeito!!!! Queria compartilhar com o mundo o que você escreveu. Caramba é muito chato, de mau gosto e maldoso este tipo de comentário. Já ouvi tanta coisa, tanto absurdo... E o pior, não consigo fazer com que eles não me afetem. Sei que é de maldade, mas me afetam. Não sei o que passa na cabeça de certas pessoas, mas tem momentos que tenho vontade de simplesmente apagá-las da minha vida.

Amo o que escreve!

Um abraço de ursa!

Romeyka Aguiar disse...

olá flor

que post maravilhoso sabia ... quantas vezes me senti assim por ouvir que engordei e pior ... saber que realmente tinha engordado ... hoje procuro lidar melhor com isso ,,, mas não é fácil !

Bethynha disse...

oieee..realmente o poder da palavra pode destruir qualquer pessoa, temos que ter cuidado do que a gente fala. Pq pode machucar mto. Eu ja fui machucada, qndo tava mais gordinha, é terrivel, é uma sensação de perda, sei la, de ser diferente. Mas que bom que agora somos maduras o suficiente para não dar mais bola para esses comentarios ne. E vc continua linda. E teu peso melhor ainda ne.
bjao

Drika disse...

As pessoas são muito maldosas se vc engorda apontam logo,se vc emagrece criticam dizendo que emagreceu demais ,por isso que é importante nos colocarmos em primeiro lugar tentando a medida do possivel ignorar comentarios maldosos ...otimo post Lú beijos

Janaina Mello disse...

nA VERDADE AS PESSOAS BUSCAM EM NÓS A MUDANÇA QUE GOSTARIAM PRA SI E A MAIORIA DELAS NÃO SUPORTARIA UM COMENTÁRIO MALDOSO QUE FOSSE SE ESTIVESSE PASSANDO PELA LUTA DIÁRIA QUE PASSAMOS. ACHO QUE VC ESTA ÓTIMA, E QUEM TEM QUE ACHAR ISSO TAMBÉM É VOCÊ MESMA E MAIS NINGUÉM.

Daniela disse...

Olha só, é realmente horrível quando dizem que estamos gordas. Mas acho, eu disse "acho", que pelo que vc escreveu, a pessoa quis dizer que vc estava mais bonita, talvez pq essas graminhas te deixaram com cara de mais saudável, já que vc disse que quando saiu da operação estava com cara de doente.
Talvez a intenção não foi dizer que vc está gorda, até pq isso é impossível de se achar, vc está linda e de bem com a vida, o que te faz ficar melhor ainda.
Ou eu tbm só vejo a bondade, sempre me ferro sei lá. Mas que tem gente sem noção nesse mundo, ahhh se tem!

Beijosssss querida :)

ANA CHRISTIANE disse...

LU...MINHA LINDA...TU ESTÁS MUITO LINDA...TUA BELEZA ALÉM DE EXTERNA, EMANA DE DENTRO AMIGA...É UMA LUZ INEXPLICÁVEL!!!AMIGA...A PALAVRA PODE CONSTRUIR COMO DESTRUIR A VIDA DE ALGUÉM, MAIS SÁBIAS SERIAM AS PESSOAS SE SEGURASSEM A SUA LÍNGUA DENTRO DA BOCA!!HAVERIA MENOS DOR, MENOS MENTIRA, MENOS CONFLITOS!!BJUSSSS AMIGA E BOM DIA

Anônimo disse...

Oi Amiga Querida,

Quem disse que você engordou pode prscrever uma consulta ao oftalmologista porque a visão tá ruim que só. Tá magra e LINDA! :-)

O FB tem hora que só por Deus, viu. Eu mantenho porque é uma forma de estar em contato com a minha família no Brasil e saber como eles andam e vice-versa. Mas que dá dor de cabeça, isso dá...

Concordo plenamente: as palavras machucam muito sim, sobretudo para o obeso que é a sensibilidade em pessoa. Quando eu ia ao Brasil depois de engordar ouvia cada coisa das pessoas da minha família...Se contar você não acredita.

Por outro lado, vejo que eu também preciso me policiar com as palavras, quando se trata da blogosfera light. Eu não dou mais conselho ou opinião sobe assunto polêmico ou sensível. Prefiro não comentar nada. As vezes você quer ajudar e atrapalha...Me dói ver algumas meninas que eu gosto indo por caminhos que está tão óbvio (pra mim) que não vai dar certo, mas, enfim, não é meu problema. Dou meu incentivo e guardo minha opinião pra mim. Quem sou eu para desanimar alguem?

Ficou um comentariozao, desculpe!
Beijocas Linda Lu!
Carla Pancha

LUCIANE disse...

oi Lu eu tenho que te achar no face ... o que vc disse é bem verdade o poder da palavra eu sei porque varias vezes eu sinti isso sabe antes eu não era gorda mais as pessoas me diziam alguma coisa eu ja ficava louca. e quando relamente fiquei gorda nossa como eu sofri , tanto que eu resolvi operar por causa de um comentario .. e me ajudou mais na hora que eu ouvi o mundo desabo como eu sofri agora tenho que agradecer essa pessoa ela me ajudou muito bjs e vc esta cada vez mais linda porque vc é uma pessoa iluminada bjs Lu

Janaina disse...

Oi lu ja te dice o que queria so passei para ver se desta vez eu consigo postar... bjos

Isac Aires disse...

Já ouvi muita coisa na minha vida toda, mas temos que filtrar...hj eu consigo fazer isso, a idade me trouxe muita maturidade sobre esse assunto, e uma pena que vivemos numa sociedade chata, hipocrita e preconceituosa....bjos
Aguardo sua visita no meu blog e vlog, onde conto
tudo sobre minha cirurgia bariátrica.
|Blog| http://isaclourenco.blogspot.com.br/
|Vlog| http://www.youtube.com/100observacoes

dri disse...

Lú entendo completamente bem o que vc está dizendo ... O que mais existe é gente infeliz ... Sim muita gente é infeliz !! Precisa de tratamento não somente psicológico, psiquiátrico mais também da alma ...
O da alma é mais complicado ainda ... Por que só
Jesus pode fazer isso ... Como relatei no meu blog
fiz a minha cirurgia durante as minhas férias !!!
É quando voltei para aulas as pessoas mais próximas
notaram de cara que havia emagrecido ... principalmente as que sabiam que tinha operado !! Algumas pessoas me viam mais magra ... mas, nunca fizeram questão nenhuma de falar que eu estava bem ... que estava mais saudável ... Sabe pq isso aconteceu ? Pq tem pessoas que simplesmente só sabem abrir a boca pra te colocar pra baixo ... Depois que as minhas aulas voltaram já conseguir emagrecer mais 10 kilos ... já tendo emagrecido quase 25 kg essas pessoas não me enxergam ... Enfim, sabe o que tenho mais feito hoje em dia no facebook e no twitter ignorado pessoas que tem mania de perseguição ou fazem questão de querer me colocar pra baixo ... E na faculdade tenho feito isso também ... Faltam praticamente 1 mes pra ficar livre dessas pessoas ... vc acha que realmente vale a pena ficar triste, pra baixo e chorando pelos cantos por causa dessas pessoas ??? Faça a divulgação do livro ... Talvez essas pessoas que fazem questão de ser desagravel com vc no facebook mude a mentalidade após conhecer melhor pelo livro ... Se nem depois de ler ser o seu livro ... elas não mudarem ... bloqueia elas ... Só estou mantendo próxima gente que vale a pena tanto na minha vida fora da internet .. quanto na internet ... algumas pessoas ainda preciso de conviver por causa da faculdade ... após o termino da faculdade vou fazer uma bela limpa ... bjs e fica com Deus dri ...

Gih disse...

Lu, esse post está falando muito sobre cada um de nós sabia?!
Muitas vezes as pessoas falam não por maldade, mas falam sem pensar, e não sabem que esse comentário tem a capacidade de mudar as nossas vidas, e infelizmente nesse aspecto muitas vezes para pior.
Se as pessoas soubesses usar o poder das palavras para melhor, haveria menos sofrimento no mundo inteiro, mas infelizmente a ignorância toma conta do ser humano, onde esse muitas vezes quer ser o melhor de tudo e em tudo, e se esquece que somos todos iguais, e que perante os olhos de Deus somos todos seus Filhos...
Por isso temos que pedir sempre Forças a Deus, para que ele nos proteja e nos acompanhe sempre nessa luta, pois sem Ele, ficaria muito difícil conseguirmos somente com a "bondade" de muitos ao nosso redor.
Ah Lu, e parabéns, você está muito linda em suas fotos viu?!
Tenha uma ótima noite!!
Beijos Gih♥

Ívian disse...

Realmente as palavras machucam e elas quando lançadas sao como flechas, nao dá mais pra voltar atras, ate tentam fazer conserto, um remendo, mas nao tem jeito, elas podem partir corações. Eu quando rolicinha ouvia muitos comentarios desagradaveis e poinioes de pessoas que nao tinham a menor sensibilidade para falr que eu estava gordinha, como s enao soubesse disso, tinha espelho em casa tb hehehe e as roupas me denunciavam. Querida, tem gente tão sem bom sesno nesse mundo que as vezes nem percebe o quanto foi insensivel ou indelicada em determinado assunto, nem sempre é por maldade, é oura ignorancia mesmo. Quem disse que vc engordou está redondamente enganada, vc está lindona, com um peso ótimo, controlando bem, está com um peso adequado para sua estaura e de bem com a vida, então não ligue mesmo, tem gente sem noção. Vc tá lindaaaaaa!
Ese post é bom pra que as pessoas reflitam antes de falarem e pensem bem se machurão as pessoas, tao importante quanto a forma de falar é o quê, como e quanod falar.

Bjs

Anônimo disse...

É verdade, Lu.. infelizmente, é algo que magoa muito. Eu mesma não consigo esquecer das pessoas que me chamaram de gorda ou criaram apelidinhos. Não devo guardar rancor, eu sei.. mas é complicado esquecer. As palavras machucam muito. Por isso eu nunca falo para uma amiga que ela está gorda ou algo do tipo.. porque sei que vai doer muito. Se eu acho que ela deveria tomar um pouco de cuidado com a alimentação, eu sugiro através do exemplo.. é a melhor maneira!

^
© Gastro Feliz |2014. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Karina Enésio.
imagem-logo