Alimentos lights, diets, zero açúcar, ou saudáveis? Eu fico com os saudáveis!

01 março 2013


Oi pessoal!
Hoje estava pensando sobre os alimentos lights/diets/zero/da moda...
Vocês sabem quais são os benefícios deles? E os prejuízos?
Falando cientificamente, teoricamente e usando um vocabulário todo enfeitado, a coisa fica até bonita, convidativa...
Mas e na prática? Sim porque para mim é isso o que conta...
Embora acredite que a maioria das pessoas, (pelo menos das pessoas que leem meu blog, devido à temática dele) saibam a diferença entre estes alimentos, vou explicar do meu jeitinho "Lu Fernandes", que vocês já conhecem...

O que são alimentos Lights?
São alimentos industrialmente preparados, de forma a ficarem 25% menos calóricos do que sua versão tradicional. (Entendo que com isso, eu não posso consumir estes alimentos de forma abusiva e sim usar estes menos (-) 25% a meu favor.)

O que são alimentos Diets?
São alimentos que da sua composição foi substituído o açúcar comum, pelo adoçante dietético.
Eles são feitos especialmente para pessoas que por algum motivo, não podem ou não querem consumir o açúcar normalmente utilizado.

O que as pessoas desconhecem é que para disfarçarem o sabor do adoçante, os fabricantes acabam acrescentando a estes alimentos, quantidades maiores de gordura e até mesmo de corantes,o que pode torná-los além de mais calóricos, também nocivos à saúde.
No caso dos alimentos zero, como é o caso dos refrigerantes, o grande vilão é o sódio, que em excesso, além de outros males, ainda causa aumento da pressão arterial.
Galera, não sou especialista em nada, nem sou da área da saúde, mas leio, me informo e tudo o que escrevo aqui, é baseado nestas pesquisas e na minha própria experiência, nada, mas nada mesmo do que leem no meu blog, nenhuma informação, substitui as recomendações do SEU médico, ok??
Mas então...
Acham que eu não faço uso de nenhum destes alimentos? Que os bani definitivamente da minha despensa?
Não mesmo!
O  que eu faço é ficar atenta aos rótulos e moderar o consumo.
Prefiro sempre uma alimentação saudável, balanceada, rica em legumes, frutas e hortaliças frescas.
Utilizo alguns lights como"helps" de bolsa. Sempre tenho algo, pois não passo do horário de me alimentar.
Nessas ocasiões me são úteis pela praticidade, barrinhas de cereais ou frutas, queijinhos processados, são várias as opções.
Enfim, galera, como tudo na vida, é preciso usar o bom senso, pois já vi várias pessoas se entupirem de lights, diets e zeros da vida e no final de um mês terem ganhado alguns quilos, isso não é raro!!
No mais, a minha querida Val Sleevada, me pediu para preparar um texto sobre as tentações e como faço para me manter longe delas, pode deixar Val, vou fazer um post caprichado falando das minhas estratégias para não atacar os engordiets!!
Pessoal, desejo um fim de semana muito abençoado, usarei parte do meu para atualizar o blog, então se tem algum leitor e/ou seguidor que não tem seu nome na minha barrinha lateral de links e gostaria de ter, deixe recadinho nos comentários que farei a inclusão!
bjossss

Comentários
8 Comentários

8 Comentários:

Anônimo disse...

Adorei o "jeitinho Lu Fernandes" de explicar. Eu estou tentando maneirar na ingestão desses alimentos e só usar como "quebra galho" mesmo. Beijos!

Isac Aires disse...

eh importante tem conhecimento sobre esse tipo de alimentos, e sempre escolher o que eh melhor pro seu bem estar e saude...bjos Lu

Aguardo sua visita no meu |Blog| e |Vlog| onde conto tudo sobre minha Cirurgia Bariátrica (Gastroplastia ou Redução de Estômago).
|Blog| http://isaclourenco.blogspot.com.br/
|Vlog| http://www.youtube.com/100observacoes
|Facebook| http://www.facebook.com/isacairescirurgiabariatrica
|Email| isacaires@gmail.com
|Twitter| https://twitter.com/IsacAires_
|Instagram| http://instagram.com/isacaires

Gih disse...

Lu minha flor, é sempre bom termos informações sobre essas diferenças entre os alimentos!
Entre todos eles, nada melhor do que os saudáveis né?! rsrs...
Tenha um ótimo FDS minha linda!
Beijos Gih♥

Nayara disse...

Oi Lu...
Nossa eu aprendi sobre isso no meu 3º grupo pré operatório.
Confesso que tinha dúvidas e visão errada sobre o assunto.
Muito esclarecedor.
Beijinhos e ótima semana

Anônimo disse...

Minha borboleta, desculpe o sumiço, sinto tanta falta dos seus posts, mas o desanimo me pegou de jeito e não andava nem com vontade de visitar os blogs, nem de publicar no meu! =/
Andei lendo alguns posts anteriores, e achei tão fundamental explicar a vida de uma pessoa gastroplastizada, muitas nem sabem o risco que correm e mesmo assim se arriscam sem preparo algum. Cada dia que passa tenho mais vontade de me especializar mesmo nessa área e tentar levar da maneira como posso informação a esse tipo de gente.
Essa matéria desse post é muito boa também, por mais que leia sempre, sempre me confundo e nunca é demais saber a diferença de um e outro, pra sempre buscar as melhores escolhas alimentares.
Já adianto minha super curiosidade pra saber quais são os novos projetos mencionados no post anterior haha, não sei o que é, mas estou super torcendo minha amiga!
Tudo vai dar certo, é só confiar e desejar muito.
Boa semana minha linda e um beijo grande

Lívia disse...

Oi, mocinha!!!
Adorei a explicação!
Isso mesmo! Nada de abusar dos lights e diets!
Na minha dieta, os diet são mais benvindos que os lights.
Porque nos lights, retira-se a gordura para reduzir a % de calorias. só que os alimentos ficam com um gosto horrível, aí entopem o alimento de açúcar.
Minha dieta é alta em gordura e baixa em açúcar/carboidratos. aí já viu, né... rs!
Bjoooo

Suziane Burguez Proença disse...

É muito bom esclarecer essas questões pra quem não sabe, e salientar pra quem já sabe.
Antes da cirurgia eu nem ligava para rótulos, e desde então tenho levado mais que o dobro do tempo que eu levava antes no supermercado, porque olho tudo que vou consumir. E isso se tornou uma coisa natural, estou mesmo preferindo me alimentar melhor.

Lu Pinheiro disse...

Oi querida...
adorei o post fiquei surpresa e aprendi bastante...
bjinhos

^
© Gastro Feliz |2014. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Karina Enésio.
imagem-logo