"O Corpo Estranho Na Cirurgia Plástica"

30 maio 2013


Oi Gente!
 Conforme combinado, voltei rapidinho para falar a vocês sobre um livro que li e gostei tanto, que não quis guardar só para mim, pois sei que o tema interessa à maioria dos meus leitores.
Trata se da obra, "O Corpo Estranho Na Cirurgia Plástica", que foi escrita pelo meu cirurgião plástico, o Dr. Gustavo Costa Goulart.
No post anterior, falei um pouco sobre o Doutor Gustavo, sobre o excelente profissional que nele encontrei e sobre a minha satisfação em ter tido mais uma vez, o privilégio de colocar minha vida em mãos tão cuidadosas e preparadas.
Enfim, o doutor além de cirurgião, é também psicanalista e usa deste seu conhecimento para abordar o tema por vários ângulos, que talvez jamais tivéssemos parado para pensar.
Ele nos mostra de uma maneira muito objetiva, embora em um texto complexo, que a cirurgia plástica não consiste somente no procedimento em si.
Existem muitos outros fatores a serem estudados, analisados e considerados, antes que um paciente se sujeite a entrar em um bloco cirúrgico e deixar que sejam realizadas alterações em seu corpo.
O livro me influenciou de tal forma, que parei para fazer uma análise pessoal e colocar na balança prós e contras de um procedimento estético, com os quais jamais havia me preocupado. Mas o doutor não para por aí, fala sobre aspectos jurídicos, quase nunca levados em consideração até que se façam necessários, de resultados muitas vezes esperados porém nem sempre obtidos, que acabam por frustrar ambas as partes e ainda cita exemplos de alguns casos impressionantes, nos possibilitando ter uma visão bem ampla da seriedade deste tipo de tratamento.
O livro é direcionado a médicos, pacientes, curiosos, advogados e psicólogos. Acredito que todos estes terão muito a ganhar com a leitura.
Estou lendo pela segunda vez, quem me conhece já sabe que este é um hábito que tenho, e nesta releitura me veio a seguinte dúvida...
Até que ponto estamos emocionalmente preparados, para nos submetermos a procedimentos que podem mudar a nossa imagem de forma irreversível?
O próprio Doutor Gustavo tem a resposta, com esta sua frase bem sugestiva...
"Mais do que fazer cirurgia plástica, é preciso 'pensar' a cirurgia plástica".
Realmente pessoal, mais uma vez afirmo que o bisturi do médico não irá fazer milagres e um procedimento cirúrgico, sempre irá muito além do seu alcance!
Termino por aqui, feliz por poder compartilhar com vocês, algo que considero tão importante!
Informação!!!

Beijo grande e até o próximo post!!! : )

      Onde adquirir o livro?
Ele está disponível na Cooperativa Médica, que fica dentro da Faculdade de Medicina da UFMG - Av. Prof. Alfredo Balena, 190. Fone: (31) 3273 – 1955.
Ou pela loja online, clicando aqui.
Comentários
8 Comentários

8 Comentários:

^
© Gastro Feliz |2014. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Karina Enésio.
imagem-logo