Alimentação da Vida Real

17 setembro 2014

 Oi pessoal!!
Estava pensando sobre como a mídia as vezes é injusta e acaba prejudicando a quem precisa perder peso e manter uma vida saudável.
As vezes não só a mídia, mas até mesmo os próprios profissionais especializados em nutrição.
Analisando uma dieta que foi passada por uma nutricionista à uma conhecida, cheguei à conclusão de que para certas pessoas, manter uma alimentação balanceada, nutritiva e saudável, é o mesmo que precisar trabalhar apenas para comer.
No início a pessoa até se esforça, enche a geladeira destes alimentos, abre mão de algumas coisas para seguir tudo à risca.
Mas até quando, gente?
Precisamos ser realistas e os profissionais também!
É necessário passar uma dieta que caiba no bolso do paciente!
É necessário adequar a alimentação ao estilo de vida de cada um e dentro de sua realidade individual.
Fico muito irritada quando vejo estes profissionais abrirem uma gaveta e de lá retirarem uma folha pronta, com uma dieta padrão para todos os pacientes.
A meu ver, e falo como paciente que sou, não se deveria passar dieta pré estabelecida, mas sim uma orientação nutricional, que com certeza varia de caso para caso.
É preciso sim, levar em consideração os hábitos de cada um, condição financeira e até as preferências, pois ninguém se mantém firme em uma dieta cheia de alimentos estranhos, que não fazem parte do seu dia a dia.
Reeducação alimentar, deve ser um estilo de vida, uma mudança total de hábitos.
Para que isso aconteça é necessário constância,  é necessária a repetição de escolhas saudáveis e isso deve se dar por toda a vida e não somente enquanto conseguir
pagar.
É completamente possível manter uma alimentação equilibrada, saudável e de qualidade, sem gastar além do que lhe é acessível!
Pense nisso, pois nada que precise ser interrompido de uma hora pra outra pode trazer resultados duradouros!
Beijos pessoal!!!
Comentários
1 Comentários

1 Comentários:

Gordinha, até quando? disse...

Oi Lu, tudo bom? Eu também penso como você, outro dia estava conversando sobre isso com uma amiga, ela faz acompanhamento com uma nutricionista e a mesma passou uma dieta pronta para ela. Ela segue a orientação, mas não segue a risca, fez algumas modificações por conta própria para aquilo se adequar ao que ela deseja e pode pagar. Não adianta nada o nutricionista passar uma dieta que tenha várias coisas que não podemos comprar sempre, porque senão a RA não vai funcionar. Vai ser coisa de momento. Acho que a RA tem que acontecer gradativamente, aos poucos você vai se acostumando a ter novos hábitos alimentares e tudo mais. Não adianta em um mês comer tudo natural e no outro desanimar porque não dá para comprar tudo que é "exigido" pelo nutricionista. Concordo com você que dá para manter uma RA dentro das possibilidades de casa um.

^
© Gastro Feliz |2014. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Karina Enésio.
imagem-logo