Obesidade X Depressão X Cirurgia Bariátrica.

18 maio 2015

Obesidade X   Depressão X Cirurgia Bariátrica.

É muito difícil saber com clareza se é a obesidade que provoca a depressão ou a depressão que provoca a obesidade.
Diversos estudos já mostraram que ambos os transtornos estão interligados.
Tanto para depressão quanto para a obesidade, existem diversos fatores emocionais e sociais que estão envolvidos e provocam muito sofrimento.
É bem comum encontrarmos pessoas, principalmente jovens pré-adolescentes e adolescentes entrando na fase adulta, em que o excesso de peso e a baixa auto estima contribuem para uma depressão.
Ilusão. Esta é a palavra que define o ato de comer por impulso.
A pessoa que come  compulsivamente está colocando no alimento, uma série de fantasias e emoções, que as  levam a pensar que o alimento irá preencher o seu vazio existencial.
Para que haja uma melhora na qualidade de vida da pessoa que come de maneira descontrolada, é necessário o acompanhamento e a ajuda de um profissional.
Regimes e dietas adotados sem orientação e por conta própria, muitas vezes acabam se tornando outro ato compulsivo, ao invés de um tratamento adequado.
A vida agitada dos tempos atuais, correria, stress e tudo o que a modernidade tem oferecido, está contribuindo para o surgimento de muitos outros malefícios que antigamente não existiam ou  pelo menos não eram tão comuns,  como síndrome do pânico, ansiedade, bulimia e anorexia, por exemplo.
A alimentação pode ser um fator de relevante importância na vida de uma pessoa, a ponto de causar muito sofrimento psíquico, fazendo com que ela se isole do convívio familiar e social, além de colaborar com outros transtornos em sua vida afetiva e profissional.
Mesmo assim, eu digo e repito sempre que se deve pesquisar muito antes de optar ou se decidir pela cirurgia bariátrica, pois como tudo na vida, esta escolha também tem dois lados e o despreparo emocional pode trazer sérios problemas futuros.
O ideal é que a gastroplastia seja o último recurso, quando todos os outros, pelo insucesso já foram descartados e que a decisão seja amadurecida de forma responsável e segura.

(Texto extraído da minha coluna de maio, para a Revista Pratique)





Comentários
0 Comentários

0 Comentários:

^
© Gastro Feliz |2014. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Karina Enésio.
imagem-logo