Passos para a cirurgia

Pré operatório.
Procure um bom cirurgião para uma avaliação. (É claro que recomendo o meu cirurgião, Dr Hêmerson Paul Vieira Marques)
Clínica onde ele atende -  CVE - Rua Paracatu - 872 -  Barro Preto - Belo Horizonte.
Contatos - (31) 2515 - 9006/ (31) 2515 - 9007

Nesta consulta o paciente será pesado, medido e terá o IMC calculado, para constatar se a cirurgia é ou não indicada. Cada caso é um caso.
O médico pedirá vários exames como:

* Exames de Sangue (Hemograma completo, coagulograma, glicose,Uréia, Creatinina, T4 Livre, TSH,Cálcio Fósforo, Bilirrubinas,Ferro, Transferrina,HbsAg,Anti HBC, Albumina e Globulinas,Colesterol, Triglicerídeos,Anti HIV,Acido Úrico, TGO, TGP,Fosfatase, Alcalina e Gama GT. (Estes podem demorar de 10 a 15 dias para ficarem prontos).

* Exames de Urina e Fezes - Entre 1 e 5 dias.
* Ecocardiograma - Fica pronto na hora.
*Endoscopia Digestiva - A endoscopia sai na hora, mas o resultado da biópsia, normalmente demora até 7 dias.
* Ultrasom Abdominal Total - O resultado sai na hora.
* Teste de Função Respiratória - Depende do local, normalmente demora 10 dias.
* Eletrocardiograma com Risco Cirúrgico - Resultado na Hora.Este deve ser o último exame a ser feito, então juntamente com ele, você leva todos os outros exames para que o cardiologista avalie e dê o laudo ao seu cirurgião, dizendo se você está ou não, apto à passar pelo procedimento cirúrgico.

Com todos os exames prontos e o Laudo do Cardiologista em mãos, precisará ainda do laudo de um endocrinologista, onde conste que você já se submeteu a tratamento contra a obesidade, a pelo menos
2 anos sem sucesso. Isso é muito importante, pois alguns convênios, exigem que o tempo de tratamento, seja comprovado através de laudo (Serve laudo de médico não conveniado ao seu palno de saúde também).E Também o laudo de um psicólogo ou psiquiatra. A avaliação destes profissionais é de extrema importância para que a cirurgia ocorra,psicólogos costumam fazer a avaliação em várias sessões, psiquiatra normalmente com 1 sessão emite o laudo, se não o considerar apto, pede avaliação do psicólogo e só depois emite o parecer.

Com tudo isso em mãos, exames,laudos e risco cirúrgico, o paciente volta ao cirurgião e nesta consulta, marcam a data da cirurgia.

Deve-se ainda, assinar um termo de consentimento e responsabilidade, com testemunha, autorizando a operação e deixando claro, estar à par dos riscos que a mesma oferece.


Deverá então, esperar pela autorização do plano de saúde, alguns cobrem todo o procedimento, em outros, parte do valor é combinada com o médico, e paga no dia da cirurgia.
Esta cirurgia não é barata podendo variar entre 6 e 23 mil reais, de acordo com o que eu pesquisei. Alguns hospitais operam pelo SUS, mas o paciente deve se cadastrar em uma fila de espera e aguardar até ser chamado.(Lembrando que estamos falando do Sus)
Entre a primeira consulta e o dia da cirurgia, eu levei exatos 3 meses, mas cada caso é um caso, e vale a pena escolher com calma o médico, se não se identificar, procure outro!! Não tenha pressa e a ansiedade só atrapalha, pois este é um momento delicado e importante, tudo deve ser feito com cautela e consciência.

Ps do Ps do Ps... é imprescindível que o Imc seja de 40.

Em casos onde ele varia de 35 à 39.9, só se consegue autorizar a cirurgia se o paciente apresentar alguma doença associada. (São as chamadas Co - morbidades)


Boa sorte!!!

No próximo Post, falarei pra vocês sobre a mala do hospital!!!!!!!

Gente resolvi criar esse tópico pois esta dúvida que já foi minha, pode ser também a de vocês!

No último momento vem a pergunta...O que levar para o hospital?
Então vamos lá!
Não há necessidade fazer uma mala gigante,você não irá viajar, deixe isso para depois da cirurgia!
Você não vai ficar trocando de roupa e nem se emperequetando o tempo todo.
Então não precisa de muita coisa.
Mesmo que precise ficar dias além do que se espera, provavelmente, terá que usar aquele modelito básico do hospital, ou no máximo um pijama trazido de casa.
Caso seja mesmo necessário, peça para um familiar buscar uma muda a mais de roupa em casa, é melhor do que ficar com uma "malona" com você no quarto

Uma sugestão do que colocar :

Identidade e carteirinha do convênio
Todos os seus exames
2 ou 3 camisolas largas e confortáveis
Um robe
1 chinelo confortável que não escorregue
Roupas íntimas para 2 a 4 dias
Uma necessaire contendo - escova e creme dental, xampu e condicionador, pente ou escova de cabelos, desodorante, absorvente, sabonete... enfim, produtos para sua higiene pessoal.
Recomendo que leve uma musiquinha pra ouvir no fone, enquanto faz as caminhadas pelos corredores, ler é bom mas te prenderá a cama, o que não é bom por causa dos gases!!!!!!!!!!rsrs
Uma máquina fotográfica, não deixe de registrar este momento!!
E é claro que o essencial a levar com você é muita fé em Deus, que está no controle de tudo e cuidará de você!

Para os homens vale a mesma lista,é só trocar as camisolas por pijamas e adequar os objetos de higiene pessoal.

Deixar em casa, jóias, perfumes,maquiagem, relógios... Não precisará de nada disso por lá.
Deixe longe de você todo e qualquer pensamento negativo.
Deus está no controle de tudo!

Boa sorte a todos!
Comentários
0 Comentários
^
© Gastro Feliz |2014. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Karina Enésio.
imagem-logo