
Ex obeso... Como assim???
19 novembro 2011
Bom dia pessoal! Hoje a pedido da leitora Mauren Trevisan Tisott, falarei um pouco sobre um tema muito polêmico.
A princípio, ouve-se muito este termo, "ex obeso", "ex gordo".... Gente, isso não existe, e é fato comprovado.
A obesidade é uma doença crônica, que pode ser sim controlada, porém com tratamento a longo prazo.Quando digo longo prazo, estou querendo dizer,por toda a vida.
Independente de qual seja o tratamento,qual a forma utilizada pelo paciente para emagrecer, a vigilância e o cuidado devem ser constantes.
A obesidade, tem sido tratada até então, com prazo determinado,e por curto período de tempo. O resultado disso é claro...
A maioria dos pacientes, recupera o peso em um prazo de até cinco anos.
O fracasso do tratamento com técnica de curto prazo e dietas, costuma levar o obeso a ter sentimentos de frustração em relação à perda de peso.
O paciente obeso precisa ter consciência, de que necessita de tratamento contínuo e metas realistas.
Como todos aqui sabem, sou gastroplastizada, ou seja, optei pela cirurgia bariátrica.
Assim como eu,os pacientes obesos que optam pela cirurgia(gástrica e intestinal), geralmente estão com obesidade severa e atravessando um alto grau de stress, decorrente desta obesidade, e da incapacidade de controlar seu peso. Esta cirurgia é recomendada como uma forma eficaz de perda e manutenção de peso, para pessoas com obesidade severa e comorbidades perigosas.
No entanto muitos pacientes, eu diria que a maioria, acredita que ao serem submetidos a este tratamento, pelo fato de ser um tanto quanto radical, estão,na mesa de cirurgia, se livrando do problema, o que não é verdade!!
A cirurgia é uma grande ferramenta para o enfrentamento da obesidade, como toda ferramenta, quando bem utilizada, pode trazer resultados incríveis e muito satisfatórios.
Logo de antemão, ressalto, que o paciente obeso,pode estar magro agora,como é o meu caso por exemplo, mas nunca deve se esquecer de que continua sendo um obeso, a doença está instalada e precisa de vigilância, caso contrário,o REganho de peso é inevitável.
Mas se o estômago foi reduzido,se o emagrecimento ocorreu, porque o paciente volta a engordar??
Além do tamanho do estômago ser reduzido, é também feito um desvio no intestino, desta forma, o estômago se enche rapidamente, digamos assim, mas se esvazia rapidamente também, o que pode levar a pessoa a sentir fome mais rápido.
Ocorre que deve ser feita uma reeducação alimentar, e esta reeducação deve ser mantida por tempo indeterminado, e não é o que acontece na maioria dos casos.
A ingestão de alimentos calóricos, ou não saudáveis também é um fator de extrema importância, já que não se consegue comer muito de uma vez, mas de pouco em pouco, no final de um dia, o estrago pode ser grande.(Doces e bebidas alcoólicas são dois grandes vilões)
O sedentarismo, que muitas das vezes o paciente não abandona, por acreditar que a cirurgia fez milagre, é outro grande aliado no fracasso do tratamento a longo prazo.
E por fim, um fator, que considero o mais importante, acompanhamento psicológico antes e depois da cirurgia!!
O bisturi usado na cirurgia bariátrica, não operou junto a cabeça do paciente, e grandes emoções acontecem depois de uma mudança tão radical...
Se a pessoa está emocionalmente preparada para conviver com o novo, com certeza terá mais chance de obter sucesso.
E isso não vale só para gastroplastizados, já que alimentação saudável e atividade física, devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa,recebendo uma atenção especial de quem tem ou já teve problemas com a balança!!
Ex obeso???? NÃO EXISTE!!Portanto,é melhor cada um cuidar muito bem de si, para não ser assombrado pela condição antiga!!
Bom pessoal, esta foi a sugestão de pauta, enviada pela Mauren,através da página do "Projeto Gastro Feliz" no Facebook, a próxima pode ser a sua! Deixem suas sugestões através dos comentários!!
E Mauren, espero que o texto tenha tirado algumas das suas maiores dúvidas!! Um beijo grande!

Suco de inhame pra acabar com a fraqueza!!
18 novembro 2011
Bom dia gente!!
Um senhorinha lá da roça, me disse que suco de inhame acaba com qualquer fraqueza e combate qualquer anemia. Não tenho anemia, mas as vezes me sinto um pouco fraca, embora me alimente muito bem. Experimentei, gostei e estou tomando todos os dias, se não melhorar, mal também não irá fazer, já que é natural!! Sem contar que inhame limpa o sangue, é bom pra pele... E eu nunca estive em uma fase tão natural e tão saudável!!
Olha, tenho escrito muito a respeito de mim, postado muitas fotos, mas sei que tem muitas pessoas que vem aqui em busca de informações e orientações, então pensei em algo. Que tal se vocês, meus leitores, me ajudassem a fazer o blog cada vez mais útil??? Vejo nas estatísticas diárias, que muita gente passa por aqui, então gostaria que me deixassem sugestões de matérias, dúvidas, os temas que gostariam que eu abordasse.
Com certeza irei pesquisar, me informar e tentar falar tudo de uma forma bem clara e objetiva, como sempre fiz aqui!!
Então galera, aguardo as sugestões de vocês heim!!!
Beijos e boa sexta feira!!!

Um dia tem que compensar o outro!! Senão nem a gastro dá conta!!!rsr
17 novembro 2011
Ontem depois da aula, com hipoglicemia, enlouqueci e enquanto não fiz e comi esse bolo, ainda quente não sosseguei....
Hoje,sem hipoglicemia e ciente de que se ficar me esbaldando todos os dias, não há bariátrica que aguente, comi essas frutinhas e estou alegre, satisfeita e sem neuras!!!
Boa noite!!!

Não confio em espelhos!!!!!!!!!!
Gente! As vezes, mesmo quando ainda gorda, ia comprar roupa, me sentia enorme, mas aí olhava nos espelho da loja e me achava linda! Ia a algum evento e era surpreendida pelas fotos, quase morria de depressão quando via.
Então, de uns tempos pra cá, passei a me fotografar quando tenho dúvidas, o tripé já fica no meu quarto e volta e meia, estou eu programando a câmera em 10 segundo e correndo pra frente dela!! É aquela coisa, de 10 cliques, aproveito uma ou duas fotos e não dá pra diversificar muito, pois posiciono de forma que me vejo no espelho, pra ter noção de pose.
Acaba sendo divertido, aqui em casa o povo já acostumou com minhas correrias no quarto!!!kkk
Beijos pra vocês e até mais!!!!!!

11 meses!!!!!!!!!!!
15 novembro 2011
Hoje completo 11 meses de cirurgia!!! A cirurgia que mudou minha vida!!
Não tenho muito o que dizer,acho que estas fotos falam por mim!!!
Recuperei minha saúde, a alto estima nunca este tão alta!!!rsrs
Me sinto bem, alegre e feliz, e não posso deixar de agradecer ao apoio, carinho e incentivo que sempre encontrei com vocês aqui no blog.
Eu sabia que não seria fácil, mas sempre soube também, que valeria muito à pena, então agora estou literalmente, colhendo o que plantei!!!
Agradeço também a Deus, é claro, pois foi graças a ele, que sempre esteve no controle, que tudo se fez novo naquela mesa de cirurgia.
Meu amado doutor Hêmerson, a quem chamo de doutor lindo, pois pra mim, ele é uma das pessoas mais lindas e iluminadas deste mundo,só tenho a agradecer sempre,sem muitas palavras desta vezrsrs... Ele sabe o quanto o considero, respeito e admiro!!
Minha família e amigos, que cada um a seu modo, sempre me apoiaram em todas as decisões que tomei... E me aguentaram, pois sei que não sou lá nenhum docinho, pelo contrário, sou um porre as vezes!!!
Bom gente é isso!!!!
Bjs e bom feriado!!!!!!!!

Como disseram os maridos... As mulheres de preto!!!!!!!!!!
14 novembro 2011
As fotos abaixo são de sábado, marido e eu, saímos com Keila e Dejá, um casal de amigos.
Fomos jantar no restaurante Na Brasa Grill, no final acabamos comendo uma bela pizza!!!
Não fomos lá atoa!!! Fomos para uma pequena visita à gerente do estabelecimento, uma pessoa muito especial! Fernanda!!
É uma pessoa linda, meiga e iluminada.
Assim como Keila,eu,e a maioria de vocês que me lêem neste momento, ela também sofre com todos os problemas trazidos pela obesidade.
Keila operou a 45 dias, e a Fernanda, graças a Deus, opera quarta feira, dia 16, com meu médico, Dr Hêmerson Paul Vieira Marques, que aliás, ela conheceu através deste blog, fiquei tão feliz em saber disso, vejo que o blog tem ajudado de alguma forma!!
Nossos maridos disseram, que éramos as mulheres de preto e que não pararíamos de conversar, se eles não se levantassem pra irmos embora!!!
Foi um passeio muito agradável e foi muito bom conhecer a Fernanda pessoalmente.
Estou em orações por ela e tenho certeza de que dará tudo certo, pois o Senhor está no controle de tudo. Daqui a dois dias, mais uma linda borboleta sairá do casulo, rumo a uma vida mais saudável e infinitamente mais feliz!!! Beijo grande em todos vocês e bom feriado!!!

Tags:
Dia Dia
E num passado não tão distante...
03 novembro 2011
Encontrei um chip de câmera perdido entre os acessórios dos meus equipamentos, fui ver e encontrei algumas pérolas!! Aos poucos vou mostrando a vocês! Estava muito gorda, mas já estava operada!! Acho que eram 45 dias de cirurgia, não me lembro bem...

Assinar:
Postagens (Atom)













